11.9.08

Gatos Comunicantes

.
.
A Assírio & Alvim vai lançar já na próxima semana Gatos Comunicantes, volume que reúne em 200 páginas correspondência trocada entre Mário Cesariny e Vieira da Silva de 1952 a 1985. Aguardo-o com imensa expectativa (desde já o título é genial). O texto de apresentação é de José Manuel dos Santos e no site da editora é-nos facultado um pequeno excerto:
.
«Página a página, linha a linha, palavra a palavra, este livro ergue as figuras reais de Maria Helena Vieira da Silva e de Mário Cesariny de Vasconcelos. Ergue-as, assim cada um foi inventando o outro, num frente a frente perpétuo, sem intervalo ou traição. Este diálogo de vozes e de silêncios-entre-as-vozes, de palavras e de sem-palavras-entre-as-palavras, levanta estas figuras sobre (e contra) um chão de pequenez, hostilidade e escuridão, dando-as como elas são. E como elas se olharam, se representaram, se admiraram, se amaram uma à outra: únicas, grandiosas e magnificadas. Ao fundo, aparece Arpad, com uma elegância longa, a saudá-los, a saudar-nos, na sua doçura inquieta, na paciência e sabedoria do seu estar. Um pouco atrás, ouve-se, vê-se Guy Weelen a anotar, a preparar, a cuidar, a tramitar, a transmitir. Este livro prova que “os encontros são proporcionais aos destinos” e que o amor pode ser um relâmpago contínuo, livre, invencível.»
.
Entretanto a exposição Correspondências — Vieira da Silva por Mário Cesariny, na Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva irá prolongar-se por mais alguns dias, até 9 de Novembro.

Sem comentários: