21.12.07

Viva o Natal, camaradas!

Há 3 anos Luís Rainha deixou no Blogue de Esquerda um belo texto sobre o seu "Natal Comunista". Como na blogosfera 3 anos é uma eternidade, recupero o texto:
.
O MEU NATAL COMUNISTA
.
Desde que vivo com uma militante comunista, tudo mudou na minha vida. Em nossa casa, respira-se ideologia, come-se dialéctica, bebe-se dedicação à Causa. Mas não é por isso que deixamos de ter Natal. Apenas recusamos a celebração consumista e burguesa que só serve para encher o bolso ao explorador Belmiro. Sim: o nosso Natal é ideologicamente puro e decididamente Socialista!
Começando pelo presépio. Rodeado por um carpinteiro de ar humilde (símbolo, é bom de ver, das heróicas virtudes do Proletariado) e por uma robusta e azougada camponesa (representando a gloriosa Revolução que todos adivinhamos para breve) está o menino camarada Jesus, de punho direito bem erguido (a bem da verdade, tinha um dedo esticado até ao dia em que caiu da prateleira). Ao lado, lá estão dois animais de ar estúpido: as bestas do capitalismo e do imperialismo. À porta da caverna de musgo artificial, três homens sábios a camelo. Os bonecos são um bocadito mal-acabadões, mas as suas fisionomias dignas e corajosas não enganam: trata-se dos camaradas Engels, Marx e Lenine (este com um belo bronzeado). Só ainda não percebi uma coisa: que prendas trarão eles? Ouro, incenso e mirra não será por certo; para que quereria um recém-nascido essa tralha burguesa?
Mesmo ao lado, brilha gloriosa a nossa árvore de Natal. A minha companheira e os miúdos decoraram-na sozinhos: recortando fotografias do jornal, fizeram uns bonecos com as caras do Santana, do Bagão, do Portas e do meu patrão. Depois, penduraram-nos a todos pelos pescoços. Mas eu também contribuí: comprei 3 conjuntos de luzinhas e juntei todas as lâmpadas vermelhas numa só fiada. Nem nos tempos áureos da saudosa União Soviética houve Natal mais Vermelho. Ficou linda de morrer, a nossa árvore!Claro está que, aqui em casa, as crianças também têm direito a listas com pedidos de prendas. Mas elas renegam o materialismo interesseiro desta sociedade caduca e assumem uma pureza ideológica total - e um altruísmo de louvar; sempre que leio os seus pedidos ingénuos, quase me vêm as lágrimas aos olhos. Então, que pediram este ano os nossos pequenos Pioneiros? Simples sonhos de crianças politicamente activas: o Socialismo, a Paz no Mundo, o impeachment de George Bush.
Os presentes chegam a nossa casa através dos bons ofícios do Pequeno Ancião Vermelho; um velhinho barbudo, alquebrado por anos e anos de exploração, que se desloca num veículo ecológico, a reboque de um colectivo de renas. Mas, como seria de esperar de uma sociedade imperfeita (e do bafo a rum do velhote), o que recebemos nunca é bem aquilo que pedimos. Por exemplo, eu, que queria tanto um significativo reforço de votação da CDU, acabei por receber um conjunto de fondue de loja dos 300. Enfim, melhores dias virão: todos sabem que a chegada do Socialismo é inevitável. Até lá, só vos digo uma coisa: viva o Natal, camaradas!

1 comentário:

linfoma_a-escrota disse...

muito cómico este texto :)
e tb apreciei os poemas do mexia apesar de preferir os meus:

www.chupa-mas.blogspot.com

é o livro mais recente, descansa, eu não escrevo assim, nem o lobo antunes escreve como escreve, td mentira!!!


WWW.MOTORATASDEMARTE.BLOGSPOT.COM