22.10.07

Século Passado

.
.
Século Passado, de Jorge Silva Melo é um livro excelente. Sendo constituído por textos que JSM foi escrevendo, a maioria para o Mil Folhas (suplemento do Público) mas também para o Público propriamente dito, para o Magazine Artes, para o Jornal de Letras, para a Epicur, entre outras publicações, acaba por funcionar no seu conjunto como uma espécie de livro de memórias. Memórias de uma geração e da sua Lisboa, dos seus filmes, dos seus livros, da sua política, das suas pessoas, enfim da sua cultura em sentido lato.
.
Temos assim abundantes referências a pessoas como Glicínia Quartim, Mário Dionísio, Sophia de Mello Breyner, Miguel Lobo Antunes, Álvaro Lapa, Isabel de Castro ou Eduarda Dionísio; livros de Elio Vittorini, José Rodrigues Miguéis, Augusto Abelaira, Cesare Pavese ou Armando Silva Carvalho; filmes de Jacques Tati, John Ford, Raoul Walsh, Paulo Rocha, João César Monteiro ou Hitchcock; cidades como Madrid, Paris, Milão ou Berlim.
.
E depois há essa Lisboa de outros tempos, vista com imensa nostalgia: os bairros das Picoas ou das Amoreiras, a Rua da Artilharia Um, os velhos cinemas desaparecidos (Lys, Rex, Royal, Tivoli, Éden, Monumental, São Jorge), os cafés, como o Monte-Carlo, o Liceu Camões ou a Livraria/Galeria 111.
.
A edição é da Cotovia, lindíssima, de capa dura e com uma série de fotografias, embora com um preço pouco convidativo.

Sem comentários: