31.5.07

Os Livros no Parque: Eduardo Prado Coelho

.
A Feira do Livro

Há Feiras e há Salões. São coisas diferentes. O Salão do livro é um espaço fechado, onde às vezes é preciso pagar à entrada, e que tem um labirinto de corredores por onde se distribuem stands. A Feira, tal como a memória lisboeta a inscreveu numa determinada tradição, é algo de aberto, de manifestamente solar e festivo, disposto a aceitar a presença do sol e o olhar curioso das pessoas que passam. Conheci-a na Avenida da Liberdade e agora no Parque Eduardo VII. E devo dizer que me afeiçoei à fórmula, sobretudo na versão consideravelmente melhorada dos últimos anos. É claro que se pode ir mais longe, mudar concepções e visuais, estabelecer novas linhas de força, definir melhor os espaços. Mas o essencial é que a Feira do Livro seja um acontecimento da Primavera que se passa na rua, e que por algumas semanas torna um lugar marcado por certos hábitos (uns bons, outros menos bons) num lugar diferente. Apenas peço que haja continuidade neste trabalho, que as equipas não mudem todos os anos, que as coisas se comecem a preparar com antecedência, e que se imponham formas de intercâmbio com o estrangeiro. Mas não domestiquem a nossa Feira do Livro transformando-a em mais um salão estereotipado num parque de exposições!
.
[in Os Livros no Parque, editoras Afrontamento, Antígona, Assírio & Alvim, Climepsi, Cotovia, Meribérica-Liber, Relógio D’Água e Teorema, 2004]

1 comentário:

Anónimo disse...

Everything said was actually very reasonable. But, consider this, suppose
you were to write a killer post title? I ain't saying your content is not good, however suppose you added a post title that grabbed a person's attention?

I mean "Os Livros no Parque: Eduardo Prado Coelho" is kinda boring.
You could glance at Yahoo's home page and watch how they create article headlines to grab people to open the links. You might try adding a video or a picture or two to get people excited about what you've got to say.

In my opinion, it might make your blog a little bit
more interesting.

Also visit my web blog; dental implants cost